Loading...
Prevenção / Scan for Life / Pulmão

Pulmão

A neoplasia do pulmão constitui a principal causa de morte, por neoplasia, em homens e mulheres. O risco de um fumador é cerca de vinte vezes superior ao da população em geral – um em cada dez fumadores desenvolverá neoplasia do pulmão.

Tal como as outras neoplasias, a do pulmão tem também um crescimento lento numa fase inicial, durante anos não detectável através da radiografia de tórax, não provocando qualquer tipo de sintomas. Por este motivo, a maior parte das neoplasias do pulmão tem grandes dimensões e estados avançados aquando do seu diagnóstico, tendo portanto um mau prognóstico, ou seja, uma sobrevida aos cinco anos muito reduzida – cerca de 15%. Contudo, quando detectada em estadio precoce, permite uma sobrevida aos cinco anos superior a 80%.

A utilização da Tomografia Computorizada de alta resolução e muito baixa dose de radiação, como aquela que é possível com o equipamento de que dispomos (Siemens Flash 126 com duplo detector e dupla ampola, que permite 256 imagens em 0.28 segundos), constitui o melhor método para detecção precoce da neoplasia pulmonar – a maioria das neoplasias pulmonares detectada por esta técnica encontra-se em fase curativa, através da cirurgia.

Ficheiros

  • torax1