Loading...
Prevenção / Scan for Life / Próstata

Próstata

Nos Estados Unidos a neoplasia da próstata constitui o tumor mais frequente, com cerca de 200.000 casos novos por ano, representando a segunda causa de morte, depois dos 65 anos, após a neoplasia do pulmão.

A grande maioria - 3/4 - das neoplasias prostáticas, surge após os 65 anos de idade. A existência de antecedentes familiares de neoplasia prostática aumentam significativamente o risco de aparecimento de neoplasia da próstata.

Os métodos convencionalmente utilizados para pesquisa de neoplasia prostática - PSA sanguíneo e ecografia trans-rectal - não são específicos, tendo muitos falsos positivos e negativos.

A utilização de Ressonância Magnética 3 Tesla ( RM-3T ) permite o estudo não invasivo da próstata - não utiliza a via trans-rectal - e não necessita de qualquer preparação.

A RM-3T constitui o melhor método para avaliar a anatomia prostática.
Quando associada a técnicas de DIFUSÂO, de ESPECTROSCOPIA e de ESTUDO DINÂMICO após gadolíneo endovenoso, constitui o melhor método para pesquisa de tumor da próstata.

A RM-3T com espectroscopia - MRSI - tem uma acuidade diagnóstica, semelhante à biópsia em sextante, para o diagnóstico de tumor intra-prostático, excepto quando localizado no apex. Nestes casos a RM-3T com DIFUSAO e ESPECTROSCOPIA, é superior à biópsia.