Clínica João Carlos Costa, em Viana do Castelo, recebe primeiro equipamento inovador de TAC de 128 cortes.
Na clínica João Carlos Costa – Diagnóstico por Imagem Lda. – Hospital Particular de Viana do Castelo, a atenção está sempre focada no paciente. Daí a preocupação de João Carlos Costa, director da clínica, em oferecer um serviço de qualidade excepcional através de uma simbiose perfeita entre conhecimentos médicos em imagiologia e equipamentos de última geração. A Siemens é um parceiro de sempre. O médico radiologista admite que, em 20 de anos de prática, a sua clínica tem apostado sempre na utilização constante das soluções mais inovadoras do mercado.
Assim, não é de estranhar que a primeira instalação em Portugal do novo Somatom Definition As Plus da Siemens tenha sido na Clínica João Carlos Costa. Este equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) com 128 cortes por rotação oferece uma imagem com qualidade e detalhe sem precedentes, assegurando uma velocidade e confiança de diagnóstico substancialmente mais elevadas.
Dada a tecnologia inovadora disponibilizada, é possível realizar exames muito diferenciados como Colonoscopia Virtual e principalmente Coronariografia que permite adquirir de modo fiável e a elevadas frequências cardíacas, a visualização coronária e a análise funcional do coração. Assim, a Cardiologia é a sua principal área de intervenção. A diferenciação deste equipamento está no aumento da velocidade de rotação em dez por cento – tornando-o no mais rápido do seu ramo, com 0,30 segundos. Outra grande mais-valia do Somatom Definition As Plus é a redução significativa da dose de radiação para o paciente durante os exames – uma das principais preocupações de João Carlos Costa, que salienta a importância dos médicos direccionarem os doentes para locais com equipamentos actuais.
Este aparelho de TAC possibilita ainda a realização de exames inovadores a nível nacional, nomeadamente estudos de perfusão de órgãos inteiros (corpo e cabeça). Possui também um conjunto de pacotes que potenciam as suas capacidades. O syngo CT Oncology é uma solução abrangente, concebida para diagnóstico oncológico, separação de fases e acompanhamento de rotina acelerado, fornecendo uma gama de ferramentas inteiramente automatizadas, concebidas para apoiar os médicos na detecção, segmentação e avaliação de lesões suspeitas.
O pacote 3D é minimamente invasivo permitindo intervenções 3D guiadas com domínio completo do radiologista, devido a um novo controlo sem fios para uso dentro da sala. Já no seu modo único de aquisição 4D em espiral face à actual limitação de detectores MSCT, tem possibilidade de cobertura até 27 centímetros abrangendo todos os órgãos através de CT de perfusão.