Loading...
Voltar
07 Junho 2022 / Notícias

Primeira Unidade HIFU MRg em Portugal para Tratamento do Tremor

  • Tratamento HIFU Mrg


Trata-se de um tratamento ablativo do sintoma tremor, dirigido de forma focalizada a um núcleo profundo no cérebro envolvido nos circuitos de origem do tremor, que utiliza ultrassons e é guiado por Ressonância Magnética. A ablação é milimétrica e realizada de forma super controlada (com planeamento prévio por Ressonância), guiada durante o próprio tratamento por imagens de Ressonância Magnética e de Termometria, estando o doente acordado. Sem incisões cirúrgicas, sem sedação e sem introdução cirúrgica de material no cérebro. Nao havendo introdução cerebral de material, não há necessidade de atravessar cirúrgicamente tecidos cerebrais periféricos para chegar ao alvo, sendo portanto uma tecnologia mais precisa, com menor risco de lesar os tecidos cerebrais superficiais e muito menor risco de infeccão, precisamente por ser não cirúrgico. Por esses motivos, o internamento é mínimo (e não obrigatório, apenas para descanso).  Este tratamento não tem radiação ionizante e permite melhorias significativas com desaparecimento do tremor do lado tratado, após um único tratamento.

Este tratamento não cirúrgico inovador chega agora a Portugal!

No tremor, é uma tecnologia que pode ser aplicada em doentes com Tremor Essencial ou Parkinson - forma Tremor dominante.

A Unidade HIFU MRg engloba as consultas de Neurologia dedicadas a Doenças do Movimento no Hospital de São Francisco do Porto. O tratamento tem uma duração em média de 2-3h e é realizado na Clínica JCC Diagnostic Imaging do Porto, localizada dentro do mesmo Hospital.

Nesta Unidade, há uma equipa médica dedicada constituída por médicos das especialidades de Neurocirurgia, Neurologia e Radiologia. O doente durante o tratamento é acompanhado do ínicio ao fim por um Neurocirurgião, um Radiologista e um Neurologista.

Primeiro, o doente marca uma consulta onde é avaliado por um Neurologista da equipa. Se nessa avaliação clínica, o Neurologista concluir que o doente beneficiará do tratamento, segue-se a fase de exames. Os exames englobam análises sanguíneas, um TAC cerebral para medir a densidade óssea do crânio e uma Ressonância Magnética cerebral. Estes exames confirmarão se o doente é candidato ao tratamento, se não existirem contra-indicações para o mesmo.

No dia de tratamento, será necessário rapar o cabelo do doente, para permitir que as ondas de ultrassom atravessem o crânio e cheguem ao alvo cerebral pretendido.

A equipa médica acompanhará o doente durante todo o tratamento. No fim do tratamento, o Neurologista confirmará quando o doente pode ter alta - normalmente no dia seguinte ao tratamento, após realização de um exame de Ressonância Magnética de controlo. O doente poderá retomar as suas atividades habituais dentro de poucos dias.

Dispomos de uma linha telefónica de atendimento dedicado, caso pretenda marcar uma primeira consulta de avaliação no Hospital São Francisco do Porto:

808 203 904 / tel. (+351) 258 248 399

Mais informações: hifuporto@jcc.pt

Rua da Bolsa n. 80, 4050-116 Porto

 

Powered by: HOPCA

Autora do texto: Drª Joana Alves Costa

Médica Radiologista, Coordenadora da Unidade HIFU MRg do Porto, JCC Diagnostic Imaging