Loading...
Voltar
01 Junho 2008 / Notícias

Equipamentos mais modernos, menos radiação

É esta uma das grandes preocupações da Clínica João Carlos Costa, em Viana do Castelo. Sempre atenta às últimas novidades na área da radiologia.

"Qualquer exame que seja preciso fazer nesta região, nós fazemos." João Carlos Costa, médico radiologista, orgulha-se de ter sempre na sua clínica equipamentos topo de gama de última geração para dar resposta aos pacientes. Assim, a parceria com a Siemens Medical Solutions nasceu naturalmente. Entre as aquisições mais recentes encontram-se a mesa telecomandada AXIOM Luminos dRF, o Somo∙v™ e o Mammomat Inspiration.

Instalada em Viana do Castelo, a Clínica João Carlos Costa sofreu obras de remodelação para poder dar a estes novos equipamentos o espaço que o médico acredita que merecem: "Criámos um Departamento de Imagem da Mulher, constituído por uma sala muito ampla, em que a mulher entra, faz mamografia, ecografia e biopsia se necessário for." Para este especialista, uma das grandes vantagens destes novos aparelhos é o baixo nível de radiação que emitem, e lembra: "A exposição à radiação em mulheres jovens é uma das principais causas de cancro da mama." O Mammomat Inspiration, por exemplo, reduz a emissão de radiação até 50 por cento, dependendo da densidade da mama, e no caso do raio X ao tórax, com a AXIOM Luminos dRF a redução atinge as 100 vezes.

"O clínico, quando prescreve um exame, devia ter a atenção de direccionar o doente para locais com equipamentos actuais", salienta João Carlos Costa. Em 20 de anos de prática, a sua clínica tem sempre estado na vanguarda das soluções. "Neste momento, creio que não exista nenhuma técnica que não tenhamos."

O Somo∙v™ é disso exemplo. Funciona como uma espécie de scanner, ou seja, uma sonda de 14 centímetros – a convencional tem apenas quatro – percorre de forma automática toda a mama. "Na ecografia convencional, nada garante que entre duas passagens da sonda não fique por detectar uma lesão. Aqui tudo é visto; as áreas sobrepõem-se umas às outras e a mama aparece no ecrã em 3D", explica o médico radiologista. Assim, a informação que é transmitida para o cirurgião é muito mais precisa. O detalhe é ainda maior quando se fala do Mammomat Inspiration. Concebido a pensar no conforto da paciente, bem como nas necessidades do médico que a acompanha, este aparelho permite um workflow mais rápido e uma imagem digital de elevada qualidade.

"A radiologia é uma área onde não há risco de rotina. De seis em seis meses chegam coisas novas", conta João Carlos Costa. E para que tudo funcione na perfeição o médico conta com o parceiro Siemens: "Têm participado na formação dos técnicos, com uma clara relação win-win. Temos tido especialistas nacionais e internacionais no sentido de optimizar e desenvolver as novas áreas clínicas."