Loading...
Voltar
Corpo Clínico

Dr. João Carlos Costa

Fundador do grupo Imagiológico JCC Diagnóstico por Imagem em 1987

Formação Profissional

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, concluída em 1978. Especialista em Radiologia desde 1987, tendo obtido a classificação final de 19 valores no Exame de Especialidade e reconhecido pela Ordem dos Médicos por unanimidade com Distinção. Adquiriu também a competência em Neurorradiologia Diagnóstica, conforme declaração emitida pelo Colégio da Especialidade de Radiodiagnóstico da Ordem dos Médicos.
Fundou em 1987 a primeira Clínica do grupo JCC em Viana do Castelo, originalmente designada por Consultório João Carlos Costa – Diagnóstico por Imagem. Em 2004, esta clínica mudou para novas instalações, incorporando de forma independente o edifício do Hospital Particular de Viana do Castelo. Adicionalmente, desde essa data, o Dr. João Carlos Costa é também um dos sócios fundadores do Hospital Particular de Viana do Castelo.
Desenvolveu de modo inovador em Portugal a Radiologia de Intervenção Percutânea, desde intervenções na coluna (nucleotomia de descompressão discal por laser e atualmente por ozono, vertebroplastia, tratamento de canal vertebral estreito e radiculalgias através de infiltrações péri-durais e foraminais, tratamento do síndrome facetário com infiltrações das articulações facetárias); tratamento da dor em doentes oncológicos - neurolise do plexo celíaco trans-aórtica, dorsal ou hipogástrica;  tratamento da híper-sudorese palmar e plantar através de simpaticolise, intervenções para realização de biópsia de órgãos profundos por via percutânea; colocação de nefrostomia e de próteses nas vias urinárias, tendo ainda sido o pioneiro em colocação de próteses nas vias biliares por abordagem percutânea.

Desde 1987: JCC Diagnóstico por Imagem.
1987: Criação da primeira Clínica JCC em Viana do Castelo, a primeira unidade de Diagnóstico por Imagem no Alto-Minho, com as valências de Ecografia, Mamografia e Tomografia Computorizada (TAC/TC) e posteriormente em 1994 instalando o primeiro equipamento de Ressonância Magnética (RM).
1998: Criação de uma Unidade JCC Diagnóstico por Imagem em Bragança.
2010: Criação da Clínica JCC de Vila Real.
2018: Criação da Clínica JCC de Braga.

Desde 2015: Prestação de Serviços no Hospital Particular de Barcelos na área de TAC/TC.

Desde 2012: Criação do CDIL – Unidade de Diagnóstico por Imagem em Luanda, com as valências de RM 1.5 T, TAC, Mamografia, Ecografia e Radiologia Convencional, Angola.

2012-2013: Assume a Direção do Serviço de Radiologia do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.

2011-2017: Co-gestão do Serviço de Radiologia da Clínica Girassol com prestação de serviços, Luanda, Angola.

2010 - 2015: Criação e prestação de serviços de uma Unidade de RM 3 Tesla no Hospital Privado de Guimarães – Casa de Saúde de Guimarães.

2009 - 2016: Criação e gestão de uma Unidade de Diagnóstico por Imagem no Hospital São José da Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez, com as valências de TAC/TC, Ecografia, Mamografia e Radiologia Convencional.

2006 - 2009: Criação e prestação de serviços de uma unidade de RM no Hospital da Trofa, Trofa.

2004-2012: Criação e prestação de serviços de uma Unidade de TAC/TC no Centro Hospitalar do Nordeste – Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

2004 - 2008: Assume a Direção e Gestão do Serviço de Radiologia do Hospital de Santa Luzia – ULSAM, Viana do Castelo, após concurso público para privatização do mesmo.

1998 - 2016: Criação e prestação de serviços de uma unidade de TAC/TC no Hospital de Fão, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia local.

Fellowship de Radiologia Musculo-Esquelética no Veterans Admnistration Medical Center, sob orientação do Prof. Dr. Donald Resnick, Sandiego, EUA.

1996: Fellowship de Neurorradiologia no Hospital de La Zarzuela, sob orientação do Dr. Luis López-Ibor, Madrid, Espanha.

1996: Colaboração com a criação da Unidade de TAC/TC do Hospital de Mirandela com desenvolvimento de Tele-radiologia e formação dos técnicos de Radiologia.

1995: Teaching File Fellowships, Level I and II, de Ressonância Magnética no Christ Hospital, sob orientação do Dr. Stephen J. Pomeranz, Cincinnati, EUA.

1989: Fellowship de Ressonância Magnética de Neurorradiologia no Hospital Medico-Quirurgico Provincial de Santiago de Compostela – primeiro Serviço equipado com RM de Espanha, onde participou na realização dos primeiros exames de RM com contraste realizados em Espanha, tendo realizado trabalhos de investigação sobre patologia da base do crânio, sob orientação do Dr. Luis López-Ibor.

1988: Fellowship de Tomodensitometria Computorizada no Hospital Universitario de San Carlos, sob orientação do Prof. Dr. Cesar Sanchez A-Pedrosa, Madrid, Espanha.

1987-1988: Assistente hospitalar no Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital de Viana do Castelo – Hospital de Santa Luzia – actual ULSAM.

1985-1987: Assistente convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, lecionando a disciplina de Semiótica Radiológica, a convite do Prof. Dr. Adolfo Pinto Leite.

1983 – 1987: Internato Complementar de Radiologia. Durante o Internato fez estágios em múltiplas Instituições, salientando-se:
-  Serviço de Uro-Radiologia do Hospital Edouard-Herriot, Lyon, França
- Unidade de Tomografia Computorizada do Hospital Universitario de San Carlos, sob direção do Prof. Dr. Cesar Sanchez A-Pedrosa, Madrid, Espanha
- Serviço de Neurorradiologia do Hospital Egas Moniz, sob orientação do Prof.Dr. Cruz Maurício, Lisboa, Portugal.
-  Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Santa Maria, para estágio de Ecografia em Obstetrícia e Ginecologia, sob orientação da Dr.ª Hélia Castro Botas e Prof. Pratas Ferreira, Lisboa, Portugal.

Autor de diversos artigos e livros.