Loading...
Voltar
01 Setembro 2010 / Notícias

TAC mais rápido do mundo

Rápido e com a menor dose de radiação do mercado, o primeiro SOMATON Definition Flash em Portugal está na clínica Dr. João Carlos Costa.

A dose de radiação aplicada ao utente é uma preocupação bem presente na Clínica Dr. João Carlos Costa, em Viana do Castelo. "Nós reduzimos a dose dos equipamentos que vem definida de fábrica até haver degradação de imagem e depois ajustamos pouco a pouco, de modo a garantir que estamos a aplicar ao utente a menor dose de radiação possível", salienta João Carlos Costa, sócio fundador da Clínica. E foi com essa filosofia em mente que decidiu adquirir o novo equipamento de tomografia axial computorizada (TAC); é a primeira instalação do TAC mais rápido e com menor radiação do mundo em Portugal. "É frequente sermos os primeiros. A evolução é tão rápida que, se não entrarmos no início, corremos o risco d enunca mais entrar", diz.

Outro fator que pesou bastante nesta decisão foi a dupla energia (Dual Source). "É algo completamente novo, cheio de potencialidades, que tem mais aplicações e é mais fácil de utilizar, enquadrando-se na filosofia do consultório, que é a autonomia total do técnico", explica o administrador. Na clínica Dr. João Carlos Costa a formação é contínua e a rotatividade dos técnicos pelos diferentes equipamentos e exames também, de, modo a garantir a qualidade dos exames realizados e a motivação da equipa.

O SOMATON Definition Flash é o sistema mais rápido da história da tomografia computorizada, permitindo a realização de um TAC cardíaco e sem ser necessário suster a respiração. "O tempo do exame é tão reduzido que há doentes que questionam se o exame foi feito", conta João Carlos Costa. Além disso, oferece imagens de alta resolução e funciona com a dose de radiação mais baixa de sempre. "Pode ser iniciado o rastreio da patologia cardíaca", destaca o médico, acrescentando que esta técnica de diagnóstico poderá vir a tornar-se comum. "Neste equipamento é difícil que os exames não saiam bem."

Sempre a par das últimas novidades tecnológicas na sua área, João Carlos Costa orgulha-se de as acompanhar e garante que irá continuar a fazê-lo. A Siemens tem sido o parceiro de eleição neste percurso. "Todos os nossos equipamentos são Siemens. Tem sido uma relação muito frutuosa", assegura.

E como a evolução não pára, foi também agendada a instalação d euma nova ressonância magnética. Mais uma vez, a primeira em Portugal.